qualidadedevida
Projeto de Pilates para idosos

Publicado em 11/02/2020 às 14:09 - Atualizado em 11/02/2020 às 14:12

Pilates para Idosos - Programa visa dar mais qualidade de vida e melhorar a condição física dos idosos.
Créditos: Acessoria Baixar Imagem

A Secretaria de Assistência Social, através da política municipal de atendimento a pessoa idosa, em parceria com Secretaria de Saúde e o Poder Judiciário (edital de chamamento público 2019) informa que estão abertas as inscrições para o projeto Vida Saudável – Idoso com Saúde, que consiste em aulas de pilates para idosos.

O pilates tem-se mostrado como uma das melhores alternativas de exercício para o público idoso, justamente por combinar exercícios com baixo impacto, trabalhar músculos específicos a cada necessidade, a coordenação e o fortalecimento, além de promover a conservação da massa muscular e condicionamento cardiovascular, aliando assim fatores que nessa fase da vida são de extrema importância. Destaca-se alguns dos benefícios comprovados do pilates para o público idoso: alívio da dor, alívio do estresse, prevenção de lesões, melhora de reflexos, melhora de mobilidade e flexibilidade, fortalece os músculos, ajuda no controle da diabetes, artrite e doenças cardiovasculares, melhora a autoestima, previne a depressão, entre outros.  Permite a interação dos idosos, nas atividades grupais e a participação social.

As inscrições estão abertas do dia 11 de fevereiro ao dia 21 de fevereiro, na Secretaria Municipal de Assistência Soical. Para realizarem sua inscrição os idosos deverão levar documentos pessoais e comprovante de residência.

As aulas acontecem uma vez por semana, na Academia de saúde conforme horário abaixo:

Horários de atendimento:

Segunda-feira: 8:30h às 9:20h

Quarta-feira: 8:30h às 9:20h

Sexta-feira: 7:30h às 8:20h

As atividades terão início no dia 02/03/2020.

Esse projeto tem recursos do Fundo Municipal do Idoso.

A duração de cada turma será de 6 meses, podendo ser prorrogado, de acordo com a lista de espera.

Critérios: 60 anos ou mais.

Avaliação das vagas:  Preferência aos idosos com indicação médica; não participar de nenhum grupo de atividade física; ter mais idade e ordem de inscrição. Ultrapassando as 90 vagas, os inscritos ficarão em lista de espera.