melhoramentogenetico
Produtores realizam curso de inseminação em bovinos

Publicado em 06/08/2019 às 11:47 - Atualizado em 06/08/2019 às 11:47

Produtores juntamente com Secret Agricultura Ademar, Marcio Solivo e Claudio Morgan ténico em extensão rural da EPAGRI

Iniciou na manhã desta segunda-feira(05) e estende-se até quinta-feira(08) um curso de inseminação artificial em bovinos para 10 produtores rurais de Nova Erechim, parceria entre Governo Municipal através da Secretaria de Agricultura, SENAR, e Cooperativa Regional Itaipu.

O curso tem carga horária de 32 horas aula, entre teórica e prática, onde o aluno aprenderá: Identificação correta do cio das vacas; Separação dos animais que serão inseminados para verificação de seus dados; Higienização do animal; entre outras práticas para obter maior número de prenhes,

O aluno Felipe Basso, diz estar feliz em poder fazer o curso para poder melhorar a qualidade genética da propriedade, com raças que proporcionam maior produção e resistência física. E entre as vantagens da inseminação; Felipe destaca a não necessidade de manter um reprodutor na propriedade, e a saúde dos animais, evitando a transmissão de doenças.

O Instrutor de Inseminação Artificial em Bovinos é o médico veterinário Antônio Galina, que destaca a importância da biotecnologia da inseminação nas propriedades, pela disponibilidade de buscar raças de altíssima qualidade genética, podendo importar o sêmen de outros países. " O melhoramento genético usado em países da Europa, ou mesmo do Canadá por exemplo, podem ser usados aqui" , destacou Galina que a mais de 30 anos trabalha na atividade.

Galina também fez questão de agradecer o Governo Municipal de Nova Erechim, pelo interesse de oportunizar essa capacitação aos produtores.

Hoje o município conta com doze botijões de sêmen cedidos à grupos do interior, e muitos outros adquiridos pelos próprios produtores.

Curso Inseminação

Informações Relacionadas