---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

cultura,talian,aprendernovalíngua
CULTURA - TALIAN - A língua co-oficial de Nova Erechim

Publicado em 10/04/2019 às 14:11 - Atualizado em 10/04/2019 às 14:14

Prof. Noeli Soletti
Créditos: Assessoria Baixar Imagem

Talian – A lingua co-oficial de Nova Erechim

Sabemos que os colonizadores da região sul do Brasil em sua grande maioria, são descendentes de poloneses, alemães, italianos e claro os descobridores ; portugueses. Mas o que pouca gente sabe é que com essa mistura de raças e ideologias, deu origem á novas línguas, que se tornaram dialetos das línguas trazidas dos países de origem.

Entre essas línguas está o TALIAN(vêneto brasileiro), que a partir da lei municipal de n 1.783 de 11 de agosto de 2015 se tornou a língua co-oficial do povo novaerechinense, autorizando em seus parágrafos I e VI o planejamento e o ensino do Talian no contra turno escolar.

Baseando-se nisso, a associação italiana juntamente com o Departamento de cultura criaram as aulas de Talian que acontecem todas às terças-feiras nos três períodos do dia. Manhã e tarde para as crianças e noturno para adultos de qualquer idade.

As aulas de Talian são preparadas e repassadas pela professora Noeli Soletti , que já foi professora da rede estadual e hoje membro efetiva da associação italiana de Nova Erechim.

Segundo Noeli, é uma grande satisfação poder ensinar as crianças terem essa experiência de aprender a língua que era falada pelos seus avós. “Algumas crianças já trazem traços e resquícios da origem, porém outras já haviam perdido essa identidade’’ destacou.

Já a Diretora de Cultura Sandra Solivo destacou  mais essa importante forma de resgatar o patrimônio cultural da região através da conversação.  ‘’A oficina de  Talian faz parte das oficinas ofertadas ao publico em geral. Pela Secretaria d Educação Cultura e Esporte. Assim a oficina tem por objetivo fomentar esta herança linguística e cultural como forma de salvaguardar este patrimônio imaterial do nosso povo. Desta forma incentivando esse conhecimento nas famílias e com as novas gerações.

Nova Erechim é o único município catarinense a ter a co-oficialização do Talian.

 As aulas já iniciaram, mas ainda tem vagas para os interessados, basta procurar a Secretaria de Educação Cultura e Esporte, falar com a diretora de cultura Sandra Solivo e fazer a inscrição.


Informações Relacionadas