agricultura
Investimentos e incentivos fiscais são destaque na Secretaria de Agricultura

Publicado em 05/08/2019 às 13:44 - Atualizado em 05/08/2019 às 13:46

Pavimentação com pedras irregulares pelo Programa Porteira Fechada

A Secretaria de Agricultura cumprindo sua missão de apoiar o Empresário Rural de Nova Erechim, realiza constantemente investimentos e aquisição de equipamentos para atender os trabalhadores do campo. Nos últimos 27 meses foram criados Programas de Incentivo E Leis Municipais buscando a melhoria das condições desta parcela da população com papel fundamental no desenvolvimento do município.

Algumas conquistas importantes merecem destaque:

- Foram  adquiridos 17 distribuidores de adubo líquido com recursos próprios e emendas parlamentares;

- Dois Distribuidores de calcário;

- Quatro Roçadeiras para trator;

- Dois Enleradores de pedras;

- Uma Mini carregadeira hidráulica para auxiliar no carregamento de cama de aviário e

- Doze Botijões de Sêmen de diversas raças para produção leiteira e de corte.

Também durante esse período foi reativado o Programa De Bônus Agrícola, como forma de incentivar a produção, dar um retorno ao produtor e fortalecer o comércio local. Foram pagos no ano de 2018, R$ 140 mil reais em bônus; e em 2019 estão previstos mais R$190 mil.

A implantação do Programa Porteira Fechada em 2018 atendeu nove propriedades rurais com pavimentação com pedras irregulares, onde o município participa com trabalhos de preparação do terreno, preenchimento, compactação e ainda a pedra já pronta para 1200m² de calçamento. Cabe ao agricultor somente a mão-de-obra. Em 2019 mais duas propriedades estão sendo atendidas pelo programa.

Foram criadas Leis de Incentivo para pagamento de Licenças Ambientais e recolhimento de animais mortos, para incentivar a regularização de propriedades e a preservação do meio ambiente.

A parceria com a EPAGRI também tem gerado benefícios de conhecimentos como foi o I Fórum Municipal de Desenvolvimento Rural que aconteceu no mês de maio de 2019.